Assinatura Digital Qualificada: Ponto de Situação (Novembro 2023)

Informamos que estamos, de momento, a registar alguns constrangimentos com a Assinatura Digital no InvoiceXpress.

A nossa equipa está a par das dificuldades no processo de gestão dos certificados e dos constrangimentos que os softwares de faturação estão a registar para receber os dados desses mesmos certificados.

Por essa razão, estamos em contacto permanente com a AMA (Agência para a Modernização Administrativa) - entidade responsável pela implementação da Assinatura Digital, de quem já recebemos a confirmação da existência de constrangimentos no registo e receção dos dados dos certificados no seu serviço.

Queremos garantir-lhe que a nossa equipa técnica está atenta a esta situação, e que continuará a acompanhar a situação junto da AMA.

De momento, e enquanto se verificam os constrangimentos no serviço da AMA, se pretender evitar receber o alerta sempre que finalizar uma fatura, sugerimos que cancele a Assinatura Digital na sua conta. Saiba como o fazer nesta página de ajuda .

Estamos também a recomendar a todos os nossos clientes que aguardem por melhorias nesta funcionalidade, de forma a ativarem a Assinatura Digital apenas quando se encontrar totalmente corrigida. Isto porque se trata de uma funcionalidade que foi adiada para 2024 (provavelmente por ainda existirem limitações técnicas) pelo Despacho n.º 8/2022-XXIII , de 13/12, do SEAF - que veio prolongar a data até à qual faturas em PDF são consideradas como faturas eletrónicas até 31 de dezembro de 2023.

Até ao final do presente ano qualquer fatura em PDF tem validade legal, mesmo que não assinada digitalmente, pelo que o gostaríamos de tranquilizar em relação aos constrangimentos que se estão a sentir no serviço desta funcionalidade.

Respondeu à sua questão? Obrigado pelo seu feedback! Aconteceu um problema a submeter o seu feedback...

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos