Guia passo a passo para criar e registar séries e obter o ATCUD

Vídeos

Assista aos vídeos explicativos sobre como configurar o ATCUD, registar as suas séries de faturação e visualizar o ATCUD nas suas faturas e outros documentos.

Configuração de Credenciais de Comunicação com a AT:

Registo de Séries:

ATCUD nas Faturas e Restantes Documentos Fiscais:


1º Passo - Configurar os seus dados no portal Acesso.gov.pt 


O primeiro passo é preparar as condições para que o InvoiceXpress possa registar séries através de um utilizador autorizado a fazê-lo. Sendo assim, basta:

1️⃣ Ir a acesso.gov.pt

i) Caso já tenha um utilizador, basta marcar a opção “WSE - Comunicação de Séries Documentais por Webservice” como uma das operações autorizadas

ii) Caso não tenha um utilizador, basta criar e marcar a opção “WSE - Comunicação de Séries Documentais por Webservice” como uma das operações autorizadas:

2️⃣  Submeter

2º Passo - Configurar a sua conta no InvoiceXpress


Para criar séries e ter a possibilidade de registo, a ligação à AT deve estar configurada. Com o 1º passo concluído, chegou a altura de configurar a Comunicação com AT no InvoiceXpress. O processo é simples:

1️⃣  Em primeiro lugar, aceda à página de gestão de séries de forma a iniciar o processo. No menu Preferências da ContaDocumentos, selecione a opção “Séries de Faturação'’.

Clique em “Configurar”.

i) Caso tenha as credenciais para Comunicação Automática com a AT configurada, poderá usar as mesmas ou inserir novas credenciais. Em seguida, clique em “Guardar”. 

ii) Caso não tenha as credenciais para Comunicação Automática com a AT configurada, insira os dados de Sub-utilizador e Password e clique em “Guardar”. O seu utilizador será algo como NIF/número. Independentemente do nome que der ao mesmo, é este dado que deverá colocar no InvoiceXpress. 

As credenciais são inseridas e o registo de séries poderá ser realizado durante a criação de séries.


3º Passo - Criar e registar nova série, ou registar uma série já existente


Após a
configuração da comunicação com a Autoridade Tributária (passo 2), fica a faltar apenas a última parte da configuração: a criação e registo de novas séries, ou o registo de séries já existentes.

Este último passo depende apenas da preferência do utilizador. Pode optar por criar e registar novas séries para começar a facturar nessas novas séries, ou registar séries já existentes, para que possa continuar a facturar nas mesmas.

i) Para criar uma nova série:

1 - No menu das Séries de Facturação (ícone do canto superior direito > Preferências da Conta > Séries de faturação), clique no botão Criar Nova Série. Antes de proceder a este passo, deve ter a Comunicação com AT no estado Ligação Activa.

2 - Escolha o nome da nova série. Caso pretenda usar esta nova série como a pré-definida (para todas as novas faturas emitidas saírem, por emissão, nesta série), coloque o pisco em Usar como Série pré-definida. No final, clique em Guardar e Registar.

ii) Para registar uma série já existente:

Para registar uma Série que já exista e já tenha documentos emitidos basta clicar no botão "Registar Série" disponível na janela da respectiva Série que pretende registar e desta forma iniciar a inserção do ATCUD em todos os Documentos emitidos a partir dessa data.

ℹ️ Consulte o índice completo sobre o ATCUD

Respondeu à sua questão? Obrigado pelo seu feedback! Aconteceu um problema a submeter o seu feedback...

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos