Download de ficheiro CIUS-PT (EDI)

O que é o CIUS-PT?

É o formato de fatura XML standard através do qual se comunicam os dados estruturados.

Com a faturação eletrónica, os fornecedores da Administração Pública, enquanto cocontratantes ao abrigo do Código de Contratação Pública (CCP), serão assim obrigados a emitir faturas eletrónicas via EDI (ao invés das habituais faturas em PDF).

O EDI (Electronic Data Interchange) é o próprio processo de comunicação que transforma num formato standard qualquer tipo de documento eletrónico (como as faturas, guias, notas de débito, etc.). Não existe um sistema universal de EDI, mas sim diferentes normas técnicas.

A norma para a comunicação de documentos em contratos públicos em Portugal é o formato XML standard denominado CIUS-PT.

Segundo a eSPap (Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública), a entidade coordenadora da implementação da fatura eletrónica na administração pública, o formato CIUS-PT é a norma que estabelece o modelo de dados semânticos proposto para a Norma Portuguesa, e lista de sintaxes a que deve respeitar a fatura eletrónica, no cumprimento da Norma Europeia EN 16931-2017, de 28 de junho de 2017 (Portaria n.º 289/2019, de 5 de setembro).

Como emitir um documento no formato XML standard (CIUS-PT)?

Com a faturação eletrónica, os fornecedores da Administração Pública, enquanto cocontratantes ao abrigo do Código de Contratação Pública (CCP), serão obrigados a emitir faturas eletrónicas via EDI (ao invés das habituais faturas em PDF).

O CIUS-PT é o formato XML standard em Portugal através do qual se comunica os dados estruturados.

Para emitir um documento neste formato no programa de faturação certificado InvoiceXpress deve seguir os seguintes passos:

  1. Selecionar e abrir o documento pretendido
  2. No menu lateral, escolher a opção "Download XML (CIUS-PT)"
  3. O ficheiro CIUS-PT será descarregado automaticamente para o seu dispositivo
  4. O ficheiro CIUS-PT deve depois ser entregue por si a um Intermediário (Broker), como a eSPap ou a Saphety, que posteriormente efetua a comunicação eletrónica (EDI) do seu documento com o Estado.

Para quem está disponível o ficheiro CIUS-PT?

Qualquer utilizador com uma subscrição activa num plano actual pode descarregar o ficheiro CIUS-PT.

Validação do formato CIUS-PT

Tratando-se de um novo formato estruturado de dados, e com o objetivo de ajudar empresas e empreendedores a confirmar os seus ficheiros CIUS-PT, o Portal da Fatura Eletrónica na Administração Pública (gerido pela eSPap) lançou um conveniente validador do formato CIUS-PT:

Validação do formato CIUS-PT

Para o utilizar, e depois de fazer download do seu documento no InvoiceXpress no formato CIUS-PT, apenas tem que aceder ao validador, carregar o respetivo ficheiro, e clicar em “Validar” para garantir a conformidade da sua fatura, nota de crédito ou nota de débito (deve ser carregada como “fatura” neste validador).

Respondeu à sua questão? Obrigado pelo seu feedback! Aconteceu um problema a submeter o seu feedback...

Ainda precisa de ajuda? Contacte-nos Contacte-nos